
Serão 40 mil metros, entre o Supermercado Angeloni e o antigo Arroz Zilmar, passando pelas docas e o Mercado Público. Os recursos são do Ministério da Pesca e Aquicultura - Governo Federal, no valor de R$ 300 mil e a contrapartida do município R$ 33.365 mil e que estão garantidos. O recurso já está depositado.
Atualmente, de acordo com o estudo realizado por técnicos do Governo Municipal, a profundidade chega a meio metro, em alguns locais.
A draga de sucção irá retirar do fundo da lagoa 43 mil metros cúbicos de areia.
Conforme o edital, até cinco metros do paredão de pedras na margem da lagoa, a profundidade deverá ser de dois metros e meio. Passado os cinco metros deverá ser de quatro metros, seguindo nesta profundidade até 40 metros de distância da orla.
O objetivo é aumentar a trafegabilidade na região com acesso de barcos maiores nas docas. Somado com a revitalização do Mercado Público, a chegada de mercadorias vindas do interior para abastecer o espaço deverá receber um incremento.
A dragagem do canal das docas do mercado público favorecerá o fluxo e refluxo da maré, fazendo com que o peixe chegue do canal até a parte mais funda da lagoa. As espécies irão retornar em grande quantidade e variedade, principalmente os peixes grandes: corvina, borriquete, bagre, miragaia, savelha e tainha. Favorecendo também a oxigenação da lagoa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário