quinta-feira, 25 de abril de 2013

TURISMO PLANEJADO

.

A meta é audaciosa, mas possível se houver empenho e ações práticas. Além da identificação do perfil turístico da cidade, o Plano Municipal de Turismo de Laguna é desenvolvido para realmente alavancar o setor e colocar a Terra de Anita na condição de polo regional em turismo.

Uma série de trabalhos práticos, que podem parecer discursivos neste momento, mas que culminarão em ações reais já ao longo deste ano, é desenvolvida deste fevereiro pelo secretário de turismo e lazer da prefeitura, João Carlos Fagundes, e sua equipe.

A base de tudo está no planejamento estratégico e na organização sustentável do setor. “Temos que trabalhar a base, profissionalizar e qualificar. É desta forma que haverá resultados práticos. O município não
pode mais ser o condutor e o patrocinador dos eventos. Seu papel é de apoiador”, descreve João Carlos.

As ações terão como ponto de partida um dos principais eventos de Laguna: o Carnaval. A festa atrai milhares de pessoas à cidade todos os anos. O primeiro passo será a formulação de uma espécie de ‘book’ de cada uma das cinco escolas de samba.

“Este levantamento servirá para comercializar o Carnaval. Não é possível esperar sempre pelo poder público. É preciso buscar outras fontes de renda e parcerias. A tendência é a profissionalização, como já ocorre em outros grandes centros”, valoriza.

Novo modelo de gestão das escolas de samba

Os encontros entre os profissionais da prefeitura e representantes das escolas de samba do município começaram a ser feitos neste mês. A partir disso, cada agremiação já definiu o tema a ser trabalhado em fevereiro de 2014.

E é esta ideia que será comercializada. Com isso, a escolas terão mais tempo para captar recursos e não dependerão exclusivamente do poder público.
“Agora, o material será finalizado para que a prospecção, com acompanhamento de profissionais da prefeitura, comece a ser feita ainda neste semestre”, antecipa o secretário de turismo e lazer, João Carlos Fagundes..

A Vila Isabel trabalhará a temática da ‘energia’ em 2014. A Mocidade escolheu a ‘cerveja’, enquanto a Brinca Quem Pode vai falar sobre o ‘vinho’,que aceitei o convite da presidenta Selma e mergulhei em tonéis do liquido para escrever a história do VINHO: BEBIDA SALUTAR, MAS SE EXAGERAR PODE EMBRIAGAR. IPI, IPI URRA,VIVA BACO. A Xavante apresentará as facetas do teatro. A Democratas, campeã deste ano, é a única ainda sem tema definido.

Antes, a festa era na avenida principal do bairro Magalhães, a Senador Gallotti, com a concentração da maioria dos trios elétricos em uma estrutura montada no terreno do porto. Os blocos saíam em direção à praia do Iró.

Neste ano e nos próximos, o evento será na orla e no sentido oposto. Os trios sairão da praia do Iró em direção aos molhes, onde ficará o palco principal.



FONTE:JORNAL NOTISUL

Nenhum comentário:

Postar um comentário