segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

A MISSA DO GALO

Missa do Galo – Para os católicos, um dos ritos mais tradicionais é a Missa do Galo. A celebração foi instituída no ano de 143 e era celebrada à meia-noite de Natal. A missa só terminava no horário em que “o galo cantava” e daí surgiu o nome. Atualmente, a missa não é celebrada a meia-noite em alguns lugares em cidades brasileiras. Vale lembrar que outras religiões cristãs celebram o Natal, mas não realizam a Missa do Galo. Uma vez fui submetido à uma verdadeira "tortura", vejam se não tenho razão em classificar assim...morava ainda em Lages, e nesta época do ano sempre vinha com a fammília toda passar as festas de fim de ano, em Laguna. Mas naquele ano, pra nosso desesperoo não deu. E na véspera do Natal estávamos na casa do João Vítor (Cândidoo de Oliveira) amigo-irmão (saudade) que eu tinha em Lages, extremamente católico João Vítor não iria perder a oportuniadade de arrastar um herege pra Missa, ainda mais a do Galo. E não é que o cara me convenceu? E lá fomos nós com toda a família pra Igreja, que ficava pertinho da casa dele. E deu 1 da madrugada...deu 2...deu 3...e nada do padre Ervino (esse era o nome do cruel, que eu jamais esqueci. Nem posso né?...vai que...) dizer: IDE EM PAZ E O SENHOR VOS ACOMPANHE. Terminou a missa da meia-noite às 3:18. Cronometrado. Uma Missa do Galo que valeu pra vida toda, né padre Ervino?????????

Nenhum comentário:

Postar um comentário