terça-feira, 30 de setembro de 2014

PONTE DE CABÍ

A instalação do último vão de aduelas no trecho corrente norte, da ponte sobre o Canal de Laranjeiras, foi realizada neste fim de semana. Agora, a treliça-lançadeira, equipamento utilizado no içamento e instalação das unidades, será desmontada. Os trabalhos seguem, no trecho sul, com a instalação das mãos francesas e concretagem das pistas, com ênfase para a construção do trecho estaiado. No trecho estaiado, a instalação das aduelas foi iniciada no fim do mês passado. Neste segmento, já foram instaladas 12 aduelas e oito cabos de aço. Os trabalhos são realizados nos pilares números 35 e 36, no leito da Lagoa Santo Antônio dos Anjos. Nos segmentos entre mastros, as aduelas são içadas e instaladas individualmente. Além das aduelas, serão instalados 52 cabos de aço para sustentação, 26 em cada mastro – 13 em cada lado. A Ponte Anita Garibaldi faz parte da segunda fase de duplicação da BR-101. São 52 vãos, com 53 conjuntos de apoios - cada apoio tem dois pilares, com o quinquagésimo terceiro travessa de concreto armado. A ponte está em construção entre os quilômetros 312,9 e 315,8 da rodovia federal, entre os municípios de Laguna e Pescaria Brava. Serão 2.830 metros de pistas elevadas, que unem o lote 1 da travessia urbana lagunense ao lote 25, já duplicado. Os vãos instalados estão entre o trigésimo sétimo apoio - conjunto de dois pilares, ao apoio número 53, já no limite entre os municípios de Laguna e Pescaria Brava. No trecho corrente norte, dos 33 vãos instalados, dez foram construídos em terra. No espaço entre os pilares, são içadas e instaladas 14 aduelas, 12 unidades com 3,65 metros de comprimento, nove metros de largura e 3,2 metros de altura. As outras duas aduelas terão 1,60 metros de comprimento mantendo as demais medidas. FONTE: NOTISUL

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