domingo, 6 de junho de 2010

1° ENCONTRO SETORIAL NEGRO






Casa quase cheia para o 1º Encontro Setorial Negro, que aconteceu aqui em nossa cidade , no Clube União Operária, com participação do ministro interino da Igualdade Racial, João Carlos Nogueira, do prefeito Célio Antonio e do assessor juridico da 19ª SDR advogado Antonio Luiz dos Reis, da presidente da Fundação Lagunense de Cultura Janice dos Reis e de representantes de 9 municípios do Sul Maravilha. Começou com o professor Joel dos Reis declamando “ Quizomba, a Festa da Raça “, com uma “garra” que nunca vira no mano.
A seguir foi a vez do prefeito Célio Antonio dar as boas-vindas aos visitantes e
falar da importância de mobilizações do tipo. O encontro serviu também para o ministro assinar um convenio de cooperação técnica entre o Ministério da Igualdade Racial e a Prefeitura de Laguna.
O ministro José Carlos Nogueira, que é sociólogo, falou da discriminação tanto social quanto racial que ainda existe no Brasil, apesar dos esforços do governo em minimizá-los, citando o Bolsa Familia e o sistema de quotas universitárias. O ministro, como sociólogo trabalhou para a OEA (não é fraco não, né?) e porisso conhece a gritante desigualdade social deste Brasilsão de meu Deus.Outras pessoas fizeram uso da palavra como Manoel José Pereira - Coordenador Estadual do Setorial Negro de Santa Catarina, Maria Conceição Pereira Secretária do Instituto Isabel Costa de Itajaí, Aparecida da Silva do Setorial Negro de Laguna, Advogado Antonio Luiz dos Reis, Batista Cruz presidente da SR União Operária e outros das diversas cidades da região.
Finalmente foi oferecido um coffe-break, que mais parecia um jantar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário