sexta-feira, 5 de outubro de 2012
PONTE ANIT'A GARIBALDI
A construção da nova travessia do Canal de Laranjeiras, na BR-101, em Laguna, é uma das obras mais bonitas da rodovia. A nova passagem, batizada de ponte Anita Garibaldi, terá 2.626 metros de extensão, será suspensa por cabos e foi licitada por R$ 597.190.345,20. A execução do projeto leva a assinatura do consórcio Camargo Corrêa/M. Martins/Construbase.
Mas a edificação da imensa estrutura sobre as águas da Lagoa Santo Antônio é um desafio do ponto de vista da engenharia. As dificuldades de uma obra desta envergadura pautaram a Semana Acadêmica de do curso de Engenharia Civil da Unisul, de Tubarão.
“Construir a ponte é o mais fácil. O difícil é preparar o ‘molho’ para o início da obra”, assinala o engenheiro Maury Maiconi Morales, da Construbase, uma das empresas consorciadas para construção da passagem. Um dos maiores desafios diz respeito ao tamanho da estrutura e a localização. “Para conseguirmos acessar o ponto da obra, tivemos que dragar um canal na lagoa para que as balsas, que levarão homens e equipamentos, possam chegar até lá”, lembra Maury.
No momento, além da dragagem da lagoa, é montado o canteiro de obras, em um espaço de 11 hectares às margens da lâmina d’água, sob um investimento inicial de R$ 50 milhões. A logística do local impressiona.
Haverá alojamento para 800 pessoas, estação de tratamento de água e esgoto, área administrativa, refeitório para 1,4 mil pessoas, cozinha, posto de combustíveis, oficina de grande magnitude, usina de concreto e duas grandes pistas para rolamento da produção até um porto, de 200 metros de largura, que será construído na beira da lagoa.
Fonte: Notisul
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