quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A BALEIA MORREU

A baleia franca morreu. A carcaça do mamífero encalhado há uma semana na Praia de Itapirubá, em Laguna, começou a ser retirada ontem pela manhã da água com a ajuda de cinco máquinas, entre retroescavadeiras e tratores. O animal foi sacrificado durante a madrugada após o segundo procedimento de eutanásia.
A aplicação dos medicamentos, que já havia sido feita sem sucesso na sexta-feira, surtiu o efeito esperado pelos especialistas, que anunciaram o óbito na madrugada.
A remoção da baleia, de aproximadamente 16 metros de comprimento e 40 toneladas de peso, só foi possível depois do corte de uma das nadadeiras peitorais da baleia, que tinha o corpo parcialmente enterrado no fundo do mar a poucos metros da faixa de areia da praia. Como havia risco da nadadeira estar infectada, toda a área foi isolada para evitar a contaminação de pessoas que acompanham os trabalhos. A carcaça foi colocada sobre uma duna e veterinários coletariam material do animal morto para análise. Após a necropsia, a baleia será enterrada na mesma região onde ocorreu o encalhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário