sexta-feira, 17 de setembro de 2010

LEI DA FICHA LIMPA, À PERIGO?

 Li agora no “Observatório da Imprensa” este esclarecedor artigo, assinado por Luciano Martins Costa e intitulado: LEI DA FICHA LIMPA – UMA CONQUISTA SOB AMEAÇA.

Os ativistas que deram origem à Lei da Ficha Limpa estão varrendo as redes sociais da internet com um movimento para reanimar a campanha. Eles detectaram uma nova estratégia dos candidatos cuja inscrição foi negada pela Justiça Eleitoral: os ficha-suja agora estão apelando ao Supremo Tribunal Federal, de forma organizada, para tentar obter uma declaração de inconstitucionalidade da lei.
Com isso, todos eles estariam aptos a serem eleitos, e teriam mais quatro anos para anular a restrição. Segundo os relatos distribuídos diretamente pela rede, mais de 242 candidatos já foram barrados, o que, se for confirmado, pode representar uma boa faxina prévia na política. Mas as manifestações de alguns ministros do Supremo Tribunal Federal, contrários à aplicação imediata da lei e aos seus efeitos retroativos, começam a estimular a banda podre.
Um novo abaixo-assinado circula na internet e deverá ser encaminhado diretamente ao presidente do STF, sob a forma de uma petição para que a vigência da lei seja mantida. De acordo com os organizadores, a decisão sobre as candidaturas deve ficar a cargo da Justiça Eleitoral, que vem dando demonstrações de firmeza na aplicação da nova norma restritiva.
Um caso grotesco
Os organizadores do movimento Ficha Limpa entendem que as instituições públicas, entre elas o Supremo Tribunal Federal, precisam emitir um sinal inequívoco de que a sociedade não vai aceitar que a carreira política continue sendo usada como meio de ganhar dinheiro rapidamente ou como saída para evitar condenações criminais.
Os mais de 200 candidatos já barrados pela Justiça Eleitoral com base na nova lei são apenas uma amostra do risco que correm as Assembléias Legislativas, o Congresso Nacional e outras instâncias do poder com o assédio de criminosos.
Os jornais de quinta-feira (16) relatam o caso grotesto do candidato a deputado federal Claudiney Alves dos Santos, inscrito pelo PSC, Partido Social Cristão, que na verdade, segundo a polícia, representa outra agremiação, o PCC, sigla que identifica o grupo criminoso conhecido como Primeiro Comando da Capital.
Santos, que cumpriu pena por roubo entre 2003 e 2006, acumulou desde então um patrimônio avaliado em R$ 50 milhões e é investigado também por tráfico de drogas e associação com a organização criminosa.
As imagens do patrimônio do candidato, mostradas fartamente em telejornais de quarta-feira (15/9), impressionam: Ney Santos, como ele gosta de ser chamado, é dono de duas casas num bairro nobre de São Paulo, de 15 postos de combustíveis, escritórios, apartamentos e carros de luxo, entre os quais uma Ferrari avaliada em R$ 1,4 milhão.
A polícia paulista suspeita de que seus negócios são usados para lavar dinheiro do crime organizado. Conseguir, honestamente, tamanho patrimônio em tão pouco tempo???
Eu já assinei.Depressa...Acesse o www.avaaz.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário