quinta-feira, 14 de novembro de 2013

CAMARÃO É A MÃE

A partir desta sexta-feira, dia 15, o camarão estará de volta ao cardápio da região.


Depois de quatro meses, acaba o período de defeso de camarão em todo o complexo lagunar, época em que a pesca é proibida durante o período de procriação e crescimento do crustáceo, quando aumenta a quantidade de camarões jovens, que ainda não chegaram à idade reprodutiva.

Em Laguna são mais de 1,5 mil pescadores artesanais que capturam o camarão. Divididos em 46 comunidades pesqueiras. O crustáceo é vendido de R$ 12 a R$ 25 dependendo do tamanho e também sua apresentação com casca ou sem. Nesta época do ano, as famílias de pescadores artesanais costumam vender o camarão fresco para turistas, moradores e comerciantes.

As redes da pesca de camarão, durante o dia, ficam suspensas na lagoa. À noite, elas vão para o fundo. Quando a noite chega, pescadores começam a trabalhar. Usam lâmpadas elétricas para atrair os camarões para dentro da rede. A lagoa vai se iluminando. Junto com o camarão vem vários siris.

A pesca dura quatro meses. Depois, é preciso esperar pela entrada dos pequenos camarões na lagoa. A reprodução acontece a, mais ou menos, 80 milhas da costa. Os ovos se transformam em larvas que entram na lagoa levadas pela água do mar. Os camarões jovens que não são pescados voltam para o oceano e assim começa tudo outra vez. A próxima safra depende desse ciclo.

FONTE: PML

Nenhum comentário:

Postar um comentário