quinta-feira, 31 de março de 2011

OBINA SOFRE COM PIMENTA CHINESA


□ Obina foi apresentado pelo Shandong no dia 24 de fevereiro e recebeu a camisa 10. Em seu primeiro jogo, o time perdeu por 1 a 0 para o Jeonbuk FC, da Coreia do Sul, pela Liga dos Campeões da Ásia. Na rodada seguinte, o ex-jogador do Atlético-MG começou no banco, entrou no segundo tempo e jogou bem na vitória de 2 a 0 sobre o Cerezo Osaka, mas teve o que lamentar: perdeu um pênalti e ainda viu um gol legítimo não ser validado pelo árbitro. Obina achou um "culpado" para o azar inicial: em vez do apelido, o clube escreveu "Manoel" nas costas do uniforme.
- Adoro meu nome, dado pelos meus pais. Mas sou conhecido como Obina (risos). Já falei com eles para mudarem, só que na Liga da Ásia só vai dar para trocar na segunda fase... Esse "Manoel" vai ficar para os próximos jogos, vamos ver se a sorte muda (risos). Tem um detalhe: meu nome é com "u". Ainda tem isso... Mas já falei com eles (risos) - contou Manuel, ou melhor, Obina.
O atacante tem contrato de três anos com o Shandong. No clube, consegue conversar facilmente apenas com dois companheiros: o brasileiro Renato Silva (ex-São Paulo) e o português Ricardo, zagueiros da equipe. O contato com o treinador é mais complicado: dois tradutores fazem a ponte entre Obina e Ivankovic.
- Nosso tradutor é o Afonso, um espanhol. Para conversar com o técnico, falamos com o Afonso em português, que traduz para o tradutor chinês do treinador. Esse tradutor fala em croata com ele depois. Se chegar uma mensagem errada, eu mato o Afonso! (risos)
Sem tempo para passear, o atacante diz que a principal diversão até o momento é observar os chineses no trânsito, por causa da diferença para os motoristas brasileiros. Na hora da refeição, nada de sorrisos.
- A língua a gente se vira como dá, com mímicas, gestos... Mas a alimentação é algo complicado. A comida é muito apimentada! E eu sou baiano (risos). Baiano reclamando de pimenta? Eu como arroz, salada, frango. Tenho que comer o que tem, olhar o que tem e me virar. Não dá para arriscar e comer carnes diferentes, de tartaruga, essas coisas (risos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário