terça-feira, 8 de janeiro de 2013
ZOLHUDAS EM PERIGO
Em reunião sexta-feira, dia 4, o Governo Municipal, Marinha, Polícia Ambiental e associação de proprietários de jet skis decidiram que o local para acesso de jet skis ao mar continuará provisoriamente próximo ao trapiche, no canal do Molhes. O espaço continuará proibido para estacionamento de veículos.Enquanto isso, os Jet-ski continum desfilando garbosamente pelo canal e pondo em risco a famosa pesca de tainha, principalmente delas,as zolhudas. E os pescadores ali....tarrafeando quase sempre em vão.De acordo com o capitão de corveta da Marinha, Marcelo Barbosa da Silva, o canal dos Molhes é legalmente um local de acesso de embarcações ao mar, “mas deve ser usado de forma regulamentada, de acordo com a legislação e respeitando a segurança marítima”. Mas não tem policiamento. Domingo eu vo.
O canal dos Molhes onde os jet skis trafegam não pode ser usado como espaço para realização de manobras e somente como acesso ao mar.
O local será utilizado provisoriamente até que o novo ponto de desembarque e saída dos jet skis receba a infraestrutura necessária, ao lado da Capitania dos Portos. Na próxima temporada este será o local definitivo.
Também foi definido na reunião que o canal dos Molhes será regulamentado com balizamento, definindo os espaços para navegação e recreação.
BOTOS
De acordo com a bióloga, Manuela Vicente, os botos residentes em Laguna têm hábitos marinhos e o canal não é utilizado como local de reprodução. O principal problema é referente à pesca com auxílio dos botos, pois o barulho dos jet skis deixam os animais desorientados e perturbados.
Estudos patrocinados pela Petrobrás comprovam que o boto é extremamente sensível ao barulho dos motores das embarcações, causando perdas auditivas e prejudicando o desenvolvimento deste animal.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário