sexta-feira, 17 de outubro de 2014

PONTE


Nesta quinta-feira, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, visitou as obras da Ponte de Laguna e do túnel do Morro do Formigão, empreendimentos da duplicação da BR-101 no Sul de Santa Catarina. Com a visita, o ministro manifestou a possibilidade de antecipar a liberação do tráfego no trecho, hoje prevista para dezembro. O cronograma acordado em licitação da obra, que teve início em 2012, prevê conclusão para junho de 2015.

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— Tive uma grande satisfação nessa oportunidade de visitar uma obra em um estágio bastante avançado. Tudo está correndo dentro da capacidade, em um cronograma bastante controlado. Trabalhamos com a expectativa de que tudo ocorrerá dentro do prazo contratual e, se possível, até antecipar um pouco — comentou o ministro.

A visita teve início por volta das 10h da manhã desta quinta-feira, no canteiro de obras do consórcio Ponte de Laguna, no Bairro Mato Alto. O ministro visitou as obras em terra, no Bairro Cabeçuda e no leito da Lagoa Santo Antônio dos Anjos, além de participar de uma exposição de relatórios do cronograma da construção.

Todas as estacadas da ponte, assim do trecho estaiado estão 100% finalizadas. Os 104 pilares e as mãos francesas do trecho Norte, assim como os 53 vãos, também estão concluídos. No trecho Sul, aproximadamente 30% já está concluído. Nos vãos estaiados, 20 das aduelas e 10 dos 56 cabos do estaio previstos já estão instalados. Ao todo, o trecho estaiado está 80% executado. No total, hoje a ponte está 84,5% concluída. 

Após uma entrevista coletiva, toda a comitiva do ministro fez uma visita ao Morro do Formigão, no km 338 da BR-101, em Tubarão, onde conheceram as obras de construção do túnel, que já está cerca de 90% concluído.

O túnel do Morro do Formigão tem as galerias unidas desde abril passado, em trecho escavado de 530 metros de extensão, mais 370 metros de acessos. 

O projeto prevê que o túnel terá cerca de 11 metros de altura, duas faixas de rolamento com 3,6 metros de largura, acostamento com três metros de largura e mais um metro de espaço entre a mureta de proteção e o início da faixa de rolagem. 

Na ocasião, o superintendente regional do DNIT no Estado de Santa Catarina, Vissilar Pretto, resumiu o andamento das obras no trecho Sul, que além da ponte de Laguna e o túnel do Morro do Formigão, contam com a ponte de Tubarão. Pretto aproveitou para mencionar obras aguardadas, como o Túnel do Morro dos Cavalos, com previsão de licitação para dezembro.

— Hoje nós temos em andamento o túnel do Formigão, a ponte de Tubarão, que está sendo iniciada a demolição dela e a posterior construção, a própria Ponte de Laguna, com uma perspectiva de em dezembro fazer a licitação do túnel do Morro dos Cavalos — disse. 

Pretto enfatiza que o objetivo é tentar diminuir os prazos, que inicialmente são de 36 meses para execução do novo túnel. O túnel é o quarto a ser construído na BR-101, que já conta com um em Paulo Lopes e dois em Maquiné (RS). Outros dois túneis estão projetados para o Morro dos Cavalos, em Palhoça. 




A ponte Anita Garibaldi será a segunda maior ponte estaiada em funcionamento no Brasil, perdendo apenas para o ponte que passa sobre o Rio Negro, no Amazonas.  

Depois de pronta a ponte Anita Garibaldi, além de encantar turistas, servirá para diminuir o fluxo em um dos gargalos mais complexos do trecho sul da BR-101. De acordo com o DNIT, cerca de 27 mil carros passam diariamente pelo local e, conforme uma estimativa da Polícia Rodoviária Federal, durante a temporada o número de veículos chega a triplicar. Na alta temporada, o trecho entre a ponte e o morro do Formigão, em Tubarão, chega a registrar filas de até 20 quilômetros.

Outra obra que também promete contribuir com o fluxo na BR-101 é a do túnel do Formigão, em Tubarão, que segundo o DNIT deve ficar pronta até o fim do ano. O túnel de 530 metros que começou a ser construído em fevereiro de 2013 está concluído, falta agora a parte de drenagem e pavimentação.

A engenheira fiscal do Departamento, Márcia Tsunokawa Chaves, explica que a ponte de 2.815 metros está sendo construída entre um espaço maior sobre a lagoa de Imaruí e avança em uma curva para que motoristas possam trafegar a uma velocidade média de 100km/h. Diferente da velocidade média atual que fica em torno de 80 km/h – o que contribui ainda mais para evitar os constantes congestionamentos.

Com a duplicação da BR-101, a expectativa é zerar as filas na região. As obras da ponte de Laguna começaram em 2012 com um orçamento de R$ 597 milhões. Hoje estima-se um investimento total em torno de R$ 650 milhões na construção.
FONTE: DC




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