terça-feira, 28 de outubro de 2014

SEPARATISMO ?

A vereadora de Natal Eleika Bezerra disse que não teve intenção de ser separatista ao publicar em uma rede social uma mensagem que sugeria a divisão do Brasil. A imagem, postada na manhã desta segunda-feira (27) no Facebook, mostrava o mapa do país dividido entre os estados onde Dilma Rousseff teve maioria de votos e os que onde Aécio Neves saiu vencedor. A postagem mostra os estados das regiões Norte e Nordeste, além Rio de Janeiro e Espírito Santo compondo o que a vereadora denominou de “Nova Cuba”.
"Infelizmente nós saímos de um pleito em que muitos preconceitos foram abordados e disseminados. Há até um certo maniqueísmo entre etnias e condição social. Se você é de um, é bom. Se é de outro, é mal. Não tinha nenhuma intenção de ser separatista", afirmou a vereadora em entrevista à Inter TV Cabugi. A assessoria de imprensa da vereadora confirmou que a postagem foi publicada pela própria Eleika Bezerra. A mensagem foi apagada durante a tarde desta segunda.
Eleika Bezerra afirmou ainda que ficou surpresa com a repercussão da mensagem. "Jamais pensei que fosse tão polêmica. Achei uma coisa até de humor. Nunca pensei que as pessoas estivessem tão desocupadas. Devem estar muito entregues às suas redes sociais", disse. A vereadora acrescenta que não está satisfeita com o país e não tem vontade de morar em Cuba, país que já conheceu.

"Não desejo ir para Cuba, não desejo que tenhámos um governo de Cuba aqui. O lado da educação e da saúde bem apreciáveis, mas tem uma falta de liberdade que pude presenciar quando tive o privilégio de estar em Havana. Por isso quero ter o direito de me expressar. E quero deixar muito claro que eu não sou política profissional. Eu não me expresso nem me posiciono pensando na próxima eleição. Não estou aqui por profissão", explicou a vereadora.
Figura do mapa do Brasil 'subdividido' foi postado pela vereadora de Natal Eleika Bezerra na página que ela mantém no Facebook        (Foto: Reprodução/Facebook de Eleika Bezerra)Figura do mapa do Brasil 'subdividido' foi postado pela vereadora de Natal Eleika Bezerra na página que ela mantém no Facebook (Foto: Reprodução/Facebook de Eleika Bezerra)
A postagem causou indignação em internautas que não pouparam críticas à vereadora. "Professora, confesso que perdi toda a admiração que nutria pela sua figura. Confiava que você pudesse fazer a diferença na política potiguar, alçando inclusive voos mais altos do que o posto de vereadora de Natal. Acreditava na voz pela Educação. Agora eu vejo que a senhora é só mais uma igual a eles", comentou Heronildes Júnior. "Que absurdo, estou preocupado com esse povo que não respeita a democracia", disse Adilson Rodrigo.
Professora Eleika Bezerra, eleita vereadora em Natal (Foto: Divulgação)Professora Eleika Bezerra é vereadora em Natal
(Foto: Divulgação)
Eleika foi eleita vereadora em 2012 pela primeira vez e ficou conhecida por se comprometer a doar todo o salário de parlamentar para instituições de caridade. O compromisso foi registrado em cartório à época.

Sobre a vereadora
Eleika Bezerra, 71 anos, é professora aposentada pela UFRN. Foi subsecretária de educação do Estado e secretária municipal de educação de Ielmo Marinho e Natal, onde foi responsável pela criação do Programa Pré-escola Para Todos. A professora já atuou na direção do Instituto Kennedy e fundou, junto com um grupo de educadores, o Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE).


FONTE:  G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário