quarta-feira, 26 de agosto de 2009

► Tio Cacique partiu. A notícia pegou todos nós de surpresa, muito embora soubéssemos que a morte poderia chegar a qualquer hora, principalmente depois que por volta do meio-dia de ontem termos recebido telefonema de seu filho Toninho (Antonio Luiz dos Reis) comunicando sua internação no Hospital de Laguna com enfisema pulmonar, mas que estava tudo bem... Logo deduzimos que problemas daquela natureza, na idade do tio (91 anos), traria conseqüências graves. E nossa dedução se confirmaria quando ao entardecer do mesmo dia de ontem a mana Janice, por telefone deu a grave notícia.

● Ao velório e féretro compareceram os amigos do Porto, onde o tio trabalhou, quase todos os familiares e músicos da Banda Carlos Gomes e União dos Artistas, da qual tio Cacique foi maestro por muitos anos, chegando mesmo a viver toda uma vida em prol da banda. Confesso que não aguentei a emoção ao ouvir a banda União tocar a música que muitas vezes toquei nas procissões do Senhor Morto, junto com o pai Paulinho Baeta, tendo tio Cacique como maestro. A lembrança veio junto com copiosas lágrimas. Vá com Deus tio Cacique.

● Alguns amigos me perguntaram por quê Antonio dos Reis se chamava "Cacique". Segundo meu pai, quando crianças no Morro do Rosário onde moravam, o tio, nas brincadeiras de índio, costumava ser o chefe da turma, daí o apelido que o acompanhou a vida toda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário