quarta-feira, 15 de junho de 2011

ASSIM CAMINHA LAGUNA....

□ A não extradição do italiano Cesare Battisti pelo governo brasileiro, apesar da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), já tem consequências, inclusive na região. É que a cidade italiana de Ravena, que possuía um acordo de cooperação com Laguna, decidiu romper a parceria, também conhecida como gemelaggio. A decisão dos italianos veio como uma forma de rechaçar o posicionamento vergonhoso do governo brasileiro-afinal, o italiano foi julgado e condenado pela Justiça do país da bota e o Brasil desrespeitou. A rep represália teria sido anunciada há alguns dias em jornais italianos.
Segundo a prefeitura de Laguna, os italianos ainda não fizeram nenhuma comunicação a respeito da decisão. O prefeito Célio Antônio, já solicitou à assessora internacional Deborah Matte que verifique o caso para que a prefeitura possa tomar as providências no sentido de evitar a quebra do acordo de cooperação. A Comissão de Relações Exteriores da região de Lazio também anunciou que pretende suspender toda iniciativa política, além de acordos comerciais ou de turismo com entidades brasileiras.
A cooperação entre as duas cidades foi estabelecida em 2009, pois as duas cidades estão interligadas pela história de Anita Garibaldi. A heroína de dois mundos nasceu em Laguna, em 1821, e faleceu em Ravena, em 1849. O intercâmbio, segundo a prefeitura de Laguna, é essencialmente cultural. Em setembro de 2010, professores italianos da Escola Internacional e Estúdio de Arte de Mosaico e Afresco de Ravenna ministraram um curso de arte em mosaico para professores da rede municipal, artesãos e estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Udesc. No fim de maio deste ano, os três melhores alunos do curso embarcaram para fazer um estágio em Ravenna.

Fonte: Jornal Diário do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário