terça-feira, 1 de novembro de 2011

PAN 2011



E terminou Guadalajara 2011. Que venha Toronto 2015. O Brasil teve um desempenho fraco nos esportes coletivos. O pior deles foi o basquete, em que o time masculino foi eliminado na primeira fase após derrotas de virada para Estados Unidos e República Dominicana. A equipe feminina teve uma derrota surpreendente para Porto Rico na semifinal e acabou com a medalha de bronze.
No futebol, os homens só disputaram a fase de grupos -- empataram com Cuba e perderam para Costa Rica -- e foram para casa mais cedo. As mulheres, campeãs em Santo Domingo-2003 e Rio-2007, foram derrotadas na decisão para o Canadá, nos pênaltis, e levaram a prata.
O handebol, que classificava os campeões para os Jogos Olímpicos de Londres, conseguiu o título no feminino mas sofreu uma derrota dolorosa para os argentinos na final entre os homens.
O vôlei, por outro lado, foi bem. Após perder para Cuba no Rio, há quatro anos, as brasileiras se vingaram e obtiveram o ouro, enquanto os homens conquistaram o bicampeonato, também derrotando Cuba na final, apesar de terem disputado os Jogos com uma equipe mista. Na praia, o país obteve os primeiros lugares com suas duas duplas.
Na ginástica artística, o Brasil observou uma queda de rendimento da equipe feminina, que ficou em quinto lugar (após o bronze em 2003 e a prata em 2007) e só levou dois bronzes, ambos com Daniele Hypólito, no solo e na trave.
Já os homens obtiveram uma ascensão, ganharam a prova por equipes, e Diego Hypólito levou o bicampeonato no solo e no salto, totalizando três ouros na competição. Ele foi o escolhido para ser o porta-bandeira do Brasil na cerimônia de encerramento.

2 comentários:

  1. André
    Quando falamos em termo de Brasil tudo é gigantesco; o maior estádio de futebol do mundo, a maior hidroelétrica do mundo etc...país continental ....
    Cuba tem uma população igual a cidade de São Paulo, entretanto da um verdadeiro show nos esportes. Temos que entender que Cuba sofre a anos as sanções comerciais impostas pelo Estados Unidos., uma pobreza de comover , seus veículos todos sucateados, entretanto é um povo alegre , musical e a segunda potência no esporte das três Américas. Vamos ver se acordamos este gigante, vamos colocar mais modalidades esportivas nas escolas brasileiras, chega de professores sem apoio pelos governantes que são obrigados a dar suas aulas das seguintes maneiras: para os meninos, bola para o futebol de salão; para as meninas uma bola de vôlei. Esta é a prática da educação física do brasileiro.
    Será que em 185.000.000 (milhões) de brasileiro só temos um Diego Hipólito? Uma Daniele? Quantos novos esportistas seriam descobertos neste país se tivéssemos mais apoio. Será que está faltando dinheiro no Ministério do Esporte?

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo Afonso: Excelente comentário, só acho que Cuba é fortíssima em esporte, educação e saúde, porque lá tem o "EL PAREDÓN". Façamos o mesmo aqui.....

    ResponderExcluir