quinta-feira, 1 de julho de 2010

SEIS CONCORREM PARA GOVERNADOR EM SC

Não teve monotonia no último dia de convenções partidárias em Santa Catarina. Teve pressão: do diretório nacional, para o PSDB entrar na tríplice aliança. E teve suspensão da filiação do presidente do PMDB, Eduardo Pinho Moreira, o que criou um problema para a campanha de Raimundo Colombo (DEM).
O último dia para a realização de convenções resumiu o período pré-eleitoral no Estado: foi marcado até o minuto final por reviravoltas, surpresas e muita negociação nos bastidores. Depois de tantas indefinições, os catarinenses terão seis candidatos disputando o governo em outubro.

Com o fim das convenções, o quadro eleitoral indica três candidaturas dos maiores partidos. Uma vinculada ao governo, duas de oposição e outras três chapas dos partidos nanicos. Entre os grandes, a situação mais delicada é a de Raimundo Colombo (DEM). À frente da tríplice aliança, terá, inicialmente, duas missões espinhosas pela frente.

A primeira será resolver a situação do vice, Eduardo Pinho Moreira (PMDB), que teve a filiação partidária suspensa e corre o risco de não poder concorrer nas eleições. Outro desafio de Colombo será acalmar as bases, descontentes com o processo traumático de confirmação da aliança dentro do PMDB e do PSDB.

Os tucanos relutaram até o último minuto em aderir à tríplice aliança, mas acabaram aprovando. Até a noite de terça-feira, era grande o apelo para que Leonel Pavan assumisse a candidatura. O governador chegou a dizer que estava no seu limite, mas que esperava uma decisão da executiva nacional.


O PT realizou uma festa para confirmar a candidatura de Ideli Salvatti ao governo. O partido contou com a presença das lideranças e candidatos aliados, como PR, PRB, PCdoB e PSB. Os petistas também confirmaram o nome de Cláudio Vignatti e João Ghizzoni (PC do B) para o Senado.

A situação do PP também só se definiu em cima da hora. De manhã o presidente estadual, Joares Ponticelli, foi à sede do PSDB formalizar uma proposta de composição, enquanto Angela Amin esperava por uma decisão do PDT. Já sem esperanças, o partido dava como certa chapa pura. Mas à noite, recebeu a confirmação do apoio ao PDT, que indicou o presidente estadual, Manoel Dias, como vice.

Fechando as candidaturas ao governo, PV, PSOL e PSTU lançaram seus nomes em meio a uma estratégia para garantir, principalmente, palanque no Estado para os candidatos à Presidência da República Marina Silva, Plínio de Arruda Sampaio e José Maria de Almeida.

O engenheiro Rogério Novaes, candidato à prefeitura de Joinville na campanha de 2008, será o nome à frente da chapa do Partido Verde. O PSOL confirmou o professor Valmir Martins para concorrer ao governo, enquanto Gilmar Salgado vai disputar, novamente, o governo pelo PSTU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário