sexta-feira, 14 de outubro de 2011

ASSIM CAMINHA LAGUNA....

A história da navegação terá um museu multimídia, com a geografia mundial e antigos tratados. O Memorial Tordesilhas, nas margens da lagoa Santo Antônio dos Anjos, foi o primeiro prédio histórico beneficiado com os recursos do BNDES, através da lei Rouanet. Construído em 1904, o prédio fica na avenida Colombo Machado Salles, no centro histórico, era uma antiga usina de energia. As mudanças estão avaliadas em R$ 996.230 mil.

No espaço histórico já foram restaurados toda a estrutura do telhado, os pisos, rebocos, rede hidráulica, também as estruturas metálicas internas, está em execução a pintura interna e externa.

Nos próximos dias, a plataforma elevatória será instalada. Mais adiante serão colocadas as estruturas metálicas externas (túnel e passarela).

Segundo a arquiteta da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação, Ana Paula Fogaça, a primeira fase da construção está prevista para ser concluída até o final do ano. Depois acontece a licitação do projeto museológico e museográfico.

De acordo com a chefe do escritório do Iphan em Laguna, Ana Paula Citadin, “o primeiro pavimento vai contar a história da Península Ibérica, região da Europa onde saíram as grandes navegações. Grande atração será o túnel das sensações, onde o público vai ver e ouvir, através de tecnologia, as histórias das grandes navegações”, explicou.
No segundo espaço do museu, o visitante vai conhecer os progressos tecnológicos dos séculos passados para o atual.

Num terceiro local, a diplomacia e os tratados, principalmente, de Tordesilhas (que dividiu o novo mundo entre Portugal e Espanha, numa linha imaginária que acaba em Laguna) será apresentado ao público.

O projeto do Memorial Tordesilhas foi desenvolvido pela empresa Arte Real Arquitetura e Restauro Ltda, contratados pelo Iphan através de processo licitatório.


Saiba mais:

Construído em 1904 para funcionar como uma usina elétrica, está localizado às margens da lagoa Santo Antônio dos Anjos, próximo ao marco de Tordesilhas.

O Tratado de Tordesilhas, nome designado por ter sido assinado na povoação castelhana de Tordesilhas, foi assinado em 7 de Junho de 1494 pela Castela (parte da atual Espanha) e por Portugal, ele estabelecia limites dos territórios descobertos chamados "Novo Mundo" entre os dois países (as duas potências marítimas da época) durante a expansão marítima.

O Tratado de Tordesilhas dividia o "novo mundo" em duas partes, as terras a leste pertenciam à Portugal e as terras ao oeste da linha pertenciam à Espanha. A linha imaginária passava por Laguna.

Antes mesmo da descoberta de novas terras, ou do chamado "Novo Mundo", Portugal e a Espanha acirraram uma disputa em 1492, com os conhecimentos do navegante genovês Cristóvão Colombo, do descobrimento da América, a serviço da coroa espanhola, a Espanha imaginava ter alcançado as Índias e queria garantir seu monopólio de sua exploração.

Já os portugueses desejavam manter e assegurar seu monopólio sobre as rotas marítimas no sul do Atlântico e também a posse das terras que já suspeitavam existir a oeste do Oceano Atlântico.


Fonte: Sec de Prom. Soc. da PML

Um comentário: