quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

IMARUÍ NA BRONCA


Após 81 anos, o Complexo Penitenciário de Florianópolis será desativado de uma das regiões centrais da Capital. O governador Raimundo Colombo anunciou oficialmente na manhã de ontem, conforme o DS anunciou na edição anterior, que o empreendimento será desativado até 2014, sendo transferido para o município de Imaruí.

A penitenciária deverá ser de segurança máxima, com a construção pré-moldada, modernas tecnologias de monitoramento, escolas e oficinas, área disciplinar e esportiva. As celas abrigarão quatro, seis e oito detentos, totalizando 1.280 vagas. “Em 90 dias queremos começar as obras em Imaruí. A cidade tem o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre os da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel). A instalação do empreendimento vai garantir a atração de novos investimentos para a região”, aponta o governador Raimundo Colombo.

Os detentos do regime fechado, onde os presos já foram julgados, serão transferidos para o novo complexo. Os outros presos do Complexo da Agronômica, como os lotados no albergue, em custódia, e o presídio feminino serão distribuídos para os presídios de Biguaçu e Palhoça. São cerca de dois mil presos que estão no complexo de Florianópolis.

A penitenciária poderá gerar aproximadamente 300 empregos em Imaruí. Em média, é um funcionário para cada cinco internos. O governo se comprometerá a usar mão de obra local para a construção da unidade e para as vagas após a inauguração. A instalação, ainda de acordo com o governo, irá aumentar a arrecadação de impostos e o repasse do próprio Estado para o município. Existem promessas de que as próprias compras para os presos serão feitas na cidade, podendo gerar R$ 52 mil por mês. A localidadede de Cangueri foi a "presenteada".


Fonte: Jornal Diário do Sul

Um comentário:

  1. Amigo André
    No momento em que a humanidade festeja o nascimento de Jesus, veja a astúcia do Governo em presentear nossa cidade vizinha de Imarui com um presídio. Se fosse uma montadora de veículos, um empreendimento de vulto nunca a cidade de Imarui teria vez, entretanto depois de ser enjeitado por São José, Palhoça, e outras cidades da vizinhança, acharam a galinha dos ovos de ouro Imarui. O pobre contenta-se com qualquer agrado.
    Abraço e Feliz Natal

    ResponderExcluir