quarta-feira, 13 de março de 2013

CHACHÁ ETERNO


As pinturas do artista Richard Calil Bulos, o Chachá, no mês de maio, serão expostas durante o 27º Salão Internacional do Livro de Genebra, na Suíça, no estande do Varal do Brasil, numa união entre a literatura e as artes plásticas.



As paisagens de suas telas apresentam os pescadores, lavadeiras e casebres, onde retrata o lado humilde da cidade de Laguna. Suas obras podem ser encontradas em muitos lares do município, outras, no salão nobre da Escola de Aprendizes Marinheiros, na Casa do Jornalista e na Associação Polonesa de Santa Catarina.



Sua técnica favorita foi acrílico sobre tela ou papelão. Usava, quase que, exclusivamente, os dedos para compor os fundos de suas pinturas e alguns pincéis, para com eles, realizar as suas características mais finas, como as redes de pesca e seus famosos personagens.



Na época, segundo o próprio Chachá, suas telas eram criadas pela manhã, sua hora de maior inspiração. O artista denominava sua arte como ingênua, conhecida como naïf. “Na expressão ‘ingênua’, essa arte se expressa de forma mais clara, mais doce, todos nossos sentimentos”, descreveu.



Participou de numerosas exposições individuais e em grupo. No Brasil, uma mostra permanente de suas pinturas foi realizada por mais de dez anos, na Galeria Jean Jacques, no Rio de Janeiro. Em São Paulo, o Museu de Arte Naif, um dos museus mais importantes da América Latina, tem quadros do artista. Outras obras, ele doou para ajudar o patrimônio brasileiro. Na primavera de outubro de 2007, Chachá deixou de pintar, aos 72 anos. Trabalhei com Chachá na Rádio Garibaldi, em época que não lembro, mas o prefeito era Nelson Abraham Netto. Todo dia, íamos, depois do jornal falado do meio-dia, que eu apresentava e ele redigia (aprendi muito com ele nesse item), beber cerveja (tinha que ser Brahma) e aperitivar (quase sempre já ficava como “almoço” mesmo), na Churrascaria Uirapuru, que ficava próxima do atual Shopping.

Sua filha, Jacqueline Aisenman, que mora na Suiça, escritora, mantém um site para narrar as aventuras do pai, suas obras e suas histórias, principalmente, a admiração. No site www.coracional.com transmite todo o seu amor.
FONTE: PML

Nenhum comentário:

Postar um comentário