sexta-feira, 1 de março de 2013

CINE MUSSI VEM AÍ


A movimentação em torno do prédio histórico, localizado em frente à Capitania dos Portos, chama atenção. Nesta segunda etapa, o Cine Mussi receberá serviços especializados para restauração total do edifício, entre eles a cobertura, elementos integrados ao edifício, acessibilidade, instalação de equipamentos de cenografia e compra de novas poltronas.




Previsto para terminar em março de 2014, o antigo cinema da cidade será reaberto à população. O espaço revitalizado será usado para realização de atividades culturais, teatro, cinema, formaturas, seminários, congressos e eventos em geral. Um palco móvel será instalado para realização de diferentes apresentações. Nesta fase serão aplicados quatro milhões e 200 mil reais.



Nessas primeiras semanas, estão sendo realizados serviços para segurança da obra, como a construção do canteiro de obras, colocação de tapumes, limpeza do edifício e instalações provisórias. O próximo passo será iniciar a restauração da cobertura.



A primeira etapa está sendo finalizada, compreende a construção do anexo que comporta os banheiros, camarins e área técnica. Dentro de 30 dias a obra estará aberta para a visitação mediante agendamento. Muitos namoros, ou somente “sarros”foram feitos ali. Saudades de um tempo que não volta jamais.



Sobre o Cine Mussi:



A edificação art déco foi inaugurada em 1950, é parte integrante do Centro Histórico de Laguna protegido pelo Iphan desde 1985, sendo um dos exemplares mais relevantes desta linguagem arquitetônica no estado de Santa Catarina.



Desde a inauguração até a década de 70, o local configurou-se como um importante pólo de cultura e acontecimentos sociais da região, com sessões de cinema, apresentações de orquestras nacionais, internacionais e teatro.



Após a extinção das sessões de cinema, na década de 1980,o Cine-teatro sediou apenas formaturas e apresentações culturais locais, fechando definitivamente suas portas em 1992 e recebendo a partir de 2001 novos usos. Em 2005, a parte correspondente ao Cine-Teatro foi interditada pelo Corpo de Bombeiros.



Após a aquisição da edificação, em 2009 pelo Iphan, iniciou-se as obras de restauração e reabilitação do Cine-Teatro, com previsão de térmico para o primeiro semestre de 2014.

Fonte: PML





Nenhum comentário:

Postar um comentário