quarta-feira, 6 de maio de 2009

● O prefeito Célio Antônio esteve reunido nesta terça-feira, dia 5, com o presidente da Colônia de Pescadores Z-14, Antônio Manoel de Souza, o secretário municipal da Pesca, José Paulo Ramos e o procurador do município Gelson Luis de Souza. Na oportunidade foi apresentada uma proposta alternativa de feira de pescados nas docas do Mercado Público. Segundo o prefeito Célio Antônio “a idéia é construir um banca com expositores de vidro para proteger o pescado e a colocação de uma pia para higienização das mãos. Com isso estaremos adequando os pescadores com a solicitação do Ministério Público” disse. O próximo passo é formalizar a proposta, apresentar ao Iphan e encaminhar ao Ministério Público.



● O projeto de lei para municipalização do porto pesqueiro de Laguna foi retirado de pauta da Câmara de Vereadores e será transformado em decreto municipal.
Por ser um convênio com a Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca da Presidência da República- SEAP não precisa de apreciação da Câmara, diz o prefeito Célio Antônio.
O principal objetivo da municipalização, segundo Célio, é transformar o terminal pesqueiro num instrumento de desenvolvimento. O custo para a pesca industrial será mais baixo e tudo passará a ser realizado por licitação.
Atualmente o porto é comandado por uma economia mista, entre o Governo Federal e a Companhia Docas do Estado de São Paulo - Codesp.
Com a municipalização, uma autarquia será criada para administrar o porto pesqueiro, por meio de uma superintendência, subordinada ao Governo Municipal.
Esta superintendência terá um conselho deliberativo, composto por trabalhadores, empresários, representantes dos sindicatos e poder publico.
“Vamos reduzir os gastos com folha de pagamento dos cargos de executivos em 80%. Isso representa cerca de 10 mil reais a mais que poderão ser investidos no próprio terminal”, argumenta o prefeito. Somente três cargos da atual administração chegam a ganhar mais de 25 mil reais.
Célio Antônio explica que a prefeitura não precisará investir no porto, os recursos serão todos repassados pelo Governo Federal, através da SEAP: “A prefeitura só vai administrar e não custear os gastos”.
E completa: “Não tem como dar prejuízo porque só a redução desses altos salários será uma boa economia”.
Uma comissão formada por representantes da classe empresarial, Secretaria Municipal de Pesca e do Porto será formada para avaliar e comandar essa mudança. Serão realizadas visitas para vistoriar e aproveitar as experiências dos portos de Itajaí, Santos e Paranaguá.
Mas o bloco de oposição ao prefeito, inconformado com a decisão, aprovou o envio de moção de protesto ao Ministro da Aquicultura e Pesca Altemir Gregolim, contra a medida.

● A temperatura em Laguna caiu assustadoramente de ontem para hoje. É o inverno querendo dar as caras.

● Projeto da vereadora Nega implanta na “Casa do Povo” a tribuna livre. Todo cidadão vai poder dizer em plenário o que pensa.

● Enchente no nordeste, situação impensável há 10, 20 anos atrás. É o “fim do mundo”, diria minha mãe Adelina, se fosse viva.

● Gisele Pavanate, a musa de 10 entre 10 lagunenses, está morando em Vitória, capital do Espírito Santo. Mas no verão estará por aqui, diz ela.

Um comentário:

  1. oiiieeeee galerinha da city!! Fico lisonjeada de ter um fã tão carinhoso e SINCERO como vc!! to em ES, vim com meu amor maior e logo logo estarei de aliança na mão esqerda hehe, mas o baby ainda não sei qdo vem não, daq uns anos qem sab... jah q ainda tenho meu reinado no Xavante e tals, porém nada impede de eu desfilar no carnaval de barriguinha de uns 6 meses hein hehe, qero muito um filho (menino), mas tudo há seu tempo!!!! Um beijão pra todos e um abraço carinhoso pra vc André!!! ;)

    ResponderExcluir