quinta-feira, 28 de maio de 2009

● A Praça Vidal Ramos, ou jardim Calheiros da Graça, palco de muitos namoros do tempo em que era chique ir à sessão das 6 e meia no Cine Mussi e depois dar umas voltas com a namorada, de mãos dadas, está recebendo 30 luminárias. A revitalização da praça já foi concluída, com ajardinamento, pedras e meio fio.
O chafariz teve melhorias, como a instalação hidráulica e elétrica. Os passeios laterais também passaram por mudanças. A obra orçada em R$ 144 mil foi realizada através do recursos do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), ficando a iluminação por responsabilidade da prefeitura. Três pés de butiá, planta símbolo do município, foram transplantados na praça. A iniciativa partiu da equipe técnica do escritório do Iphan em Laguna, que entrou em contato com a organização não governamental Tamborete e funcionários da Secretaria de Obras, que transportaram as mudas. A Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama) liberou o transplante do butiá.
O Jardim Calheiros da Graça, que faz parte da Praça Vidal Ramos, foi inaugurado em 1915, fruto do trabalho de uma associação de aformoseamento formada, entre outros, por José Guimarães Cabral e Ataliba Rollin. O chafariz foi construído por Marcos Gazola.
Era cercada de grades para manter a segurança do local, devido os animais, principalmente cavalos, que andavam soltos. A praça Vidal Ramos, antigo governador do Estado, foi inaugurada em 25 de abril de 1915, que compreende os jardins e as quatro ruas que circundam o local.
A praça voltará a ser usada pela população nos festejos do padroeiro Santo Antônio dos Anjos, que iniciam no dia 1º de junho e seguem até o dia 14 do mesmo mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário