sexta-feira, 5 de novembro de 2010

DRAGAGEM DAS DOCAS

O Governo Municipal de Laguna lançou o edital para o serviço de dragagem das docas do centro histórico, na lagoa Santo Antônio dos Anjos. Outro edital de licitação foi publicado no mês de outubro, mas nenhuma empresa compareceu na data da abertura dos envelopes.

Serão 40 mil metros, entre o Supermercado Angeloni e o antigo Arroz Zilmar, passando pelas docas e o Mercado Público. Os recursos são do Ministério da Pesca e Aquicultura - Governo Federal, no valor de R$ 300 mil e a contrapartida do município R$ 33.365 mil e que estão garantidos. O recurso já está depositado.

Atualmente, de acordo com o estudo realizado por técnicos do Governo Municipal, a profundidade chega a meio metro, em alguns locais.

A draga de sucção irá retirar do fundo da lagoa 43 mil metros cúbicos de areia.

Conforme o edital, até cinco metros do paredão de pedras na margem da lagoa, a profundidade deverá ser de dois metros e meio. Passado os cinco metros deverá ser de quatro metros, seguindo nesta profundidade até 40 metros de distância da orla.

O objetivo é aumentar a trafegabilidade na região com acesso de barcos maiores nas docas. Somado com a revitalização do Mercado Público, a chegada de mercadorias vindas do interior para abastecer o espaço deverá receber um incremento.

A dragagem do canal das docas do mercado público favorecerá o fluxo e refluxo da maré, fazendo com que o peixe chegue do canal até a parte mais funda da lagoa. As espécies irão retornar em grande quantidade e variedade, principalmente os peixes grandes: corvina, borriquete, bagre, miragaia, savelha e tainha. Favorecendo também a oxigenação da lagoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário