segunda-feira, 8 de novembro de 2010

MUSEU PASSA POR REFORMAS



Os telhados históricos do museu Anita Garibalid estão passando por melhorias. As madeiras mal tratadas pelo tempo estão sendo retiradas, as 6 mil telhas tiveram um tratamento especial, com água e cal. No telhado elas são amarradas com fios especiais.

O trabalho é minucioso, devido o aspecto histórico do espaço, construído a partir de 1735.

O processo de restauração também irá abranger as paredes internas e a construção de um elevador para deficientes e idosos.

A etapa faz parte do início da restauração do prédio, no valor de R$ 361.642,97, com recursos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A duração de todo o trabalho será de oito meses.

A construção do Paço do Conselho, onde está o museu, foi iniciada no século XVII. Terminada no segundo quarto do século XVIII; seu alicerce é feito de areia, barro, pedras e óleo de baleia.

É dos monumentos mais antigos do sul do Brasil. Conhecido como Edifício de Câmara e Cadeia, abrigava no piso superior a Câmara de Vereadores e no térreo, o corpo da Guarda Municipal. Foi na Câmara que se proclamou a República Catharinense Livre e Independente, em 1839.

Trata-se de um museu composto por um acervo eclético, que foi retirado devido a reforma, destacando-se peças de alto valor arqueológico encontradas nos sambaquis da região, entre outras, relacionadas à formação sócio-cultural lagunense. Destacando ainda, os objetos pertencentes ao ilustre lagunense Jerônimo Francisco Coelho, o acervo discográfico e a gaita de Pedro Raymundo.

Saiba mais:

O BNDES aprovou apoio financeiro, no valor de R$ 2 milhões, no âmbito da Lei Rouanet, para a Fundação Lagunense de Cultura. O objetivo é restaurar e reabilitar a edificação da antiga Usina Elétrica de Laguna (atual Memorial Tordesilhas), o Museu Anita Garibaldi e a Casa Pinto D’Ulysséa, todos localizados no município de Laguna. As obras dos três prédios históricos já estão em andamento.

O projeto visa promover a cultura e a educação, oferecendo à população um conjunto de monumentos que detêm documentos sobre a história das grandes navegações, da geografia mundial, do Tratado de Tordesilhas e de Anita Garibaldi, heroína e lendária nos acontecimentos da Revolução Farroupilha.

A cidade de Laguna, em Santa Catarina, foi uma das escolhidas pelo BNDES para receber apoio no biênio 2007-2009, no chamado programa Cidades-Pólo. De dois em dois anos o Banco elege três cidades com patrimônio histórico significativo para centrar esforços na recuperação e preservação de edificações e de seu entorno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário