segunda-feira, 8 de agosto de 2011

BALEIA MORRE EM LG

Com apenas um mês de vida e com 5,50m de comprimento, um filhote de baleia foi encontrada morto na manhã de ontem na Praia do Gi, em Laguna. Ao que tudo indica, o animal mamífero perdeu a vida entre dois a três dias, possivelmente ao se perder da mãe no mar.

Populares encontraram o filhote de baleia morto e encalhado, acionaram a Polícia Militar Ambiental, que acionou o Projeto Baleia Franca por volta das 8h30. Ontem à tarde era realizada a necropsia no animal para identificar a verdadeira causa da morte, antes de o cadáver ser enterrado.

Aparentemente, não foram encontradas lesões no animal. “O que pode ter acontecido é o filhote ter se perdido da fêmea devido ao mar ter permanecido agitado na última semana, não conseguindo sobreviver sozinho. Com a idade que tem, ele não conseguiria se alimentar sozinho”, explica a diretora de Pesquisa do Projeto Baleia Franca, Karina Groch.

De acordo com as estatísticas do projeto, nos últimos 10 anos, em média, um filhote morreu a cada temporada na região. “As baleias estão em período reprodutivo e vêm para o Sul para o nascimento dos filhotes. Por isso, o número de mortes e o encalhe de filhotes é frequente”, aponta Karina.


Fonte: |Diário do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário