sábado, 27 de agosto de 2011

PARQUE EÓLICO PODE FINALMENTE SAIR


Até o início do ano que vem pretendemos participar do leilão da Aneel para vender energia eólica produzida em Laguna. A partir deste momento temos dois anos para implantar o parque”. Palavras do engenheiro civil Léo Fredi Riffel, proprietário da empresa Consult, um dos responsáveis pela implantação do parque de energia eólica no município, o intitulado projeto Nova Laguna, pretende colocar torres, ou chamados cataventos, na região da Madre, em frente a lagoa do Camacho nas margens do rio Tubarão. Média de cada torre é gerar 2 megawats de potência, com custo de instalação de R$ 10 milhões cada. O número de torres para implantação será definido conforme o projeto e licenças ambientais. De acordo com o engenheiro as medições dos ventos está sendo realizado há mais de um ano. A explanação foi realizada na sessão da Câmara de Vereadores no último dia 25.

Como funciona
O vento gira uma hélice gigante conectada a um gerador que produz eletricidade. Quando vários mecanismos como esse - conhecido como turbina de vento - são ligados a uma central de transmissão de energia, chamada uma central eólica. A quantidade de energia produzida por uma turbina varia de acordo com o tamanho das suas hélices e, claro, do regime de ventos na região em que está instalada.

Além da velocidade dos ventos, é importante que sejam regulares, não sofram turbulências e nem estejam sujeitos a fenômenos climáticos como tufões.


Fonte: Sec.Com.Soc da PML

Nenhum comentário:

Postar um comentário