quarta-feira, 2 de julho de 2014

ENCHENTE: NUNCA MAIS

Distante 23 quilômetros do Centro de Lontras, no Alto Vale do Itajaí, o radar meteorológico é uma das principais apostas da Defesa Civil para lidar com os fenômenos climáticos no Estado. O primeiro teste com o equipamento ocorre hoje à tarde e terá a presença do governador Raimundo Colombo. O radar deve entrar em funcionamento a partir de setembro.

Orçado em R$ 10 milhões, foi trazido dos Estados Unidos, onde também é referência em prevenção, diretamente para a pequena Lontras. Já o radome – a proteção redonda de fibra de vidro no alto da torre, responsável por proteger o equipamento – veio da China. Monitorado à distância, em Florianópolis, terá a função de rastrear 77% de todo o território catarinense, ou 191 dos 295 municípios. A 900 metros acima do nível do mar, a torre de 25 metros de altura, sobre a qual fica o equipamento, está preparada para resistir a ventos de até 250 km/h.

No trajeto, ainda na entrada da cidade, o radar surge ao longe como se fosse um farol em terra firme alertando embarcações em alto-mar. Enquanto o perímetro urbano fica para trás, diminuem o número de casas e aumentam as curvas da estrada, até que se chega ao portão da fazenda onde fica o equipamento. Exatamente ao lado uma placa anuncia também o limite com a cidade de Presidente Nereu. Do Centro até ali, são cerca de 20 minutos de viagem.

Mas a travessia não acaba aí. São mais 15 minutos enfrentando a estrada de seis quilômetros que corta a propriedade rural até alcançar a área de 10 mil metros quadrados, adquirida pelo governo para a instalação do radar. Dentro do terreno cercado por telas de arame farpado, na manhã de ontem homens corriam contra o tempo para concluir as obras. Três deles terminavam a pintura da sinalização do heliponto, enquanto outros colocavam lajotas ao redor da torre. O corre-corre era porque está marcada para as 15h30min de hoje a transmissão da primeira imagem do radar, de Lontras para Florianópolis, com a presença de Raimundo Colombo no local.

FONTE: Willian Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário