quarta-feira, 2 de julho de 2014

AS BALEIAS CHEGARAMM


O frio chegou e, com ele, uma espécie de visitante ilustre: a baleia franca. Ontem, uma baleia e seu filhote foram avistados em Laguna, na praia do Iró, entre o Mar Grosso e o Gi. A temporada de avistagem começa em julho e segue até novembro. Essa é a época em que procuram as águas calmas e mais quentes para acasalar e amamentar seus filhotes.
Os mamíferos que acasalaram no ano passado estão retornando para procriar. De acordo com o Instituto Baleia Franca, o período estimado de gestação é de 12 meses. Enquanto permanecem nesta região as baleias adultas não se alimentam.
Baseado no monitoramento que vem sendo realizado nos últimos dez anos, a bióloga do Instituto da Baleia Franca, Karina Kroch, afirma que mais de cem baleias devem chegar ao Litoral Sul (área que compreende a APA da Baleia Franca) nesta temporada.
Desde 1987, são 670 baleias catalogadas pelo Instituto. A baleia franca ainda se encontra na lista nacional de animais que correm risco de extinção, conforme a última reavaliação feita pelo Ministério do Meio Ambiente. Entretanto, Kroch salienta que a população vem crescendo nos últimos anos. “O aumento populacional de baleias chega a 12% ao ano”, ressalta.

FOTOS: MARCO BOCÃO

TEXTO: DIÁRIO DO  SUL

Nenhum comentário:

Postar um comentário