sexta-feira, 15 de julho de 2011

ESTRADA DO FAROL


A fatídica reunião para definir a volta aos trabalhos na SC-100, cujas obras iniciaram em 11 de maio deste ano e pararam no último dia 1º, não ocorreu. E nem vai. Segundo o secretário de desenvolvimento regional em Laguna, Christiano Lopes (DEM), o encontro foi cancelado porque não há o que ele oferecer aos habitantes.

Até agora, os moradores reclamavam de ter que recuar seus muros ou cercas para que a estrada tenha a mesma largura em toda a sua extensão (o que inclui calçadas). Agora, o motivo da discórdia está no fechamento de um valo de nove metros.

O canal funciona como uma rede de drenagem. Mas a obra prevê um sistema específico e ainda canaletas de concreto para não haver acúmulo de água. Os moradores querem que a vala fique como está.

Como não há entendimento, Christiano segue hoje para Florianópolis, de onde pretende voltar com um relatório, feito pelo Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) e a Prosul, empresa responsável pela supervisão dos trabalhos e pela confecção do Plano Básico Ambiental.

Quanto à Licença Ambiental de Operação (LAO), que a Setep, empresa que executa a pavimentação asfáltica entre a Balsa, em Laguna, até o Camacho, em Jaguaruna, não tem, o secretário confirma a audiência pública que falta para a Fatma expedir o documento.

O encontro será na quinta-feira da próxima semana. Antes de conseguir a licença, o trabalho não poderá ser retomado. E, se for, existem partes em que não haverá como avançar por conta da falta de entendimento com os moradores.

O que foi feito até agora?
As obras na SC-100, em Laguna, avançaram bem pouco desde 11 de maio, quando iniciaram, até o último dia 1º, quando pararam oficialmente. A responsável pela execução, a Setep, de Criciúma, pode apenas fazer o que é permitido com a Licença Ambiental de Instalação (LAI): a montagem do canteiro de obras e supressão da vegetação. O trecho referente ao ramal para o Farol de Santa Marta, que será feito com lajotas pela empresa A. Mendes, de Gravatal, ainda não começou e não há previsão para isso.

A SC-100 é um dos trechos integrantes de um projeto muito antigo do governo do estado: a efetivação da chamada rodovia Interpraias. Visa interligar o litoral sul catarinense por uma rodovia turística, entre Laguna e Passo de Torres, na divisa com o Rio Grande do Sul. O projeto foi dividido em cinco lotes. O primeiro a ficar pronto foi o trecho 4: a estrada do Camacho, cuja inauguração ocorreu em outubro de 2009. O segundo será a parte referente a Laguna (trecho 5). Os três primeiros lotes não têm previsão de quando serão feitos.

Fonte: Notisul)

Nenhum comentário:

Postar um comentário