terça-feira, 11 de novembro de 2014

PRÁ JÁ....


Duas empresas que trabalham com energia eólica estão próximas de instalar aerogeradores em Laguna, no Sul de SC, em 2015. A informação é do prefeito da cidade, Everaldo dos Santos.
A Consult Engenharia, de Porto Alegre, está com as licenças ambientais na mão. O diretor e engenheiro Leo Riffel aponta que serão cerca de R$ 650 milhões investidos em 50 aerogeradores, que ficarão no Farol de Santa Marta, na Comunidade Madre e também em Jaguaruna. O projeto depende da Celesc, que pode contratar 40% da energia gerada pelo parque ao mês.
Na última semana, o projeto Complexo Eólico Lagunar, da RDS Energias Renováveis, de Florianópolis, foi apresentado ao Conselho Municipal do Meio Ambiente (Condema) de Laguna. O projeto prevê a instalação de 249 unidades aerogeradoras em uma área de 5 mil hectares nas comunidades Madre e Campos Verdes, composto por três subcomplexos e seis parques eólicos. As unidades, de 120 metros de altura e hélices de 50 metros cada, terão capacidade de 2MW, somando um total de 578 MW de produção de energia que irá para a rede de SC.
Em 2011, a RDS já tinha obtido a autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para se instalar em Laguna. A previsão de investimento no projeto é de R$1,8 bilhão. Além de empregos, a energia eólica trará benefícios aos 43 proprietários que arrendaram as terras para instalação dos aerogeradores. Por 35 anos, receberão 1% do lucro produzido em cada torre nas propriedades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário