quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

AUDIÊNCIA PÚBLICA

 Aconteceu nas dependências da Câmara Municipal de Laguna, nesta segunda-feira às 19h00min, audiência pública referente à segurança pública no Município de Laguna, originada pelo requerimento n° 427/10 de autoria do vereador Everaldo dos Santos.
Fizeram-se presentes na audiência os Senhores Célio Antônio, Prefeito Municipal; Cel. Fernando Luiz, Comandante da 8ª Região Militar; Tenente Cel. Cosme Manique Barreto, Comandante da Guarnição Especial de Laguna; Dr. Renato Müller Bratti, Juiz de Direito da comarca de Laguna; Dr. Nazil Bento Júnior, Delegado Regional de Polícia Civil de Laguna; Luis Felipe Remor, Secretario interino da 19ª SDR Laguna; Dr. Erlon da Rosa Fonseca, Presidente da OAB secção Laguna; Deputado Federal Edinho Bez (PMDB); Samir Ahmad, Presidente da ACIL; Major Jeffer Fernandes, Comandante da Policia Militar Ambiental de Laguna. A audiência contou com a presença de um grande público, além dos vereadores e de autoridades ligadas à área da segurança, bem como, dos comerciantes que já foram assaltados no município.
A audiência foi presidida pelo vereador presidente Deyvisonn da Silva de Souza e foi requerida devido aos problemas de segurança que o município de Laguna vem enfrentando com a falta de segurança o que vem ocasionando uma série de atos criminosos como roubos, furtos e assaltos a mão armada em estabelecimentos comerciais e residências, até mesmo tráfico de entorpecentes. Irônicamente, no mesmo instante da audiência, o Posto do Binha,na entrada da cidade sofria o 16° assalto. Um recorde.
O município de Laguna tem um policial, em média, para cada quatro mil habitantes. Na Guarnição da Polícia Militar são 107 soldados para cuidar da segurança de 51.554 mil moradores, sendo alguns afastados por licença médica e férias. Os que estão trabalhando realizam escalas de revezamento, segundo o comandante Barreto. Os vereadores acreditam que uma medida emergencial seria aumentar o contingente de policiais. O comandante da Polícia Militar em Laguna, Cosme Barreto, levou números das ocorrências em Laguna. Até agora, neste ano, foram 33 assaltos no município, tendo um pico nos meses de maio, junho e novembro. “Estamos trabalhando, aumentando o número de escalas dos policiais”, disse. Salientou ainda que o efetivo de Laguna tem policiais com tempo de serviço acima de 30 anos. Outra característica é a falta de um centro para internação de menores, que vêm realizando furtos e roubos, depois são soltos por falta de vagas aqui e em outras cidades. “Estamos secando gelo”, desabafou.
No fim da audiência houve no gabinete da Presidência uma reunião com as autoridades competentes onde ficou acertado que a Comissão formada irá até o governador quando da sua vinda para a inauguração da UDESC em Laguna, em 09 de dezembro de 2010, a fim de reivindicarem mais policiais para o Município, além daqueles já destinados para a operação veraneio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário