domingo, 13 de outubro de 2013

DETONAÇÃO ?


- O que vem causando transtorno para os motoristas, que trafegam pelas proximidades da praia do Iró, deverá ser resolvido nos próximos meses.


Na manhã desta sexta-feira, dia 11, o engenheiro e secretário do Planejamento Urbano, Daniel Roberge, a presidente da Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama), Amenar de Oliveira estiveram vistoriando o local, juntamente com o técnico de segurança, Willian Floriano. Nos próximos meses, a pedra deverá ser implodida.

Quem chega ou sai da praia do Mar Grosso passando pela Beira-Mar, indo em direção a avenida Castelo Branco, ou vice-versa, precisa tomar cuidado ao passar pelas proximidades da praia do Iró devido uma pedra de cinco toneladas, que prejudica o fluxo de veículos.

Para implosão da pedra será usada uma tecnologia, usada já em outras obras, a argamassa expansiva. Segundo o técnico em segurança Willian Floriano, esse método é bem mais rápido e não causa nenhum dano nas estruturas ao redor.

O processo é feito da seguinte forma: perfuração da pedra, e depois a colocação da argamassa, com isso, facilitando e agilizando todo o trabalho. A data e o horário da implosão deverá ser anunciada nas próximas semanas.

AAmenar Oliveira, assim se manifestou sobre o assunto:Segundo o Sec de Planejamento, só serão removidas as que estiverem na área fora do cercado do Turist, bem na curva acentuada e próximo à descida do morro aquela enorme que aparece na foto. É um risco muito grande que elas causam p/ a segurança do tráfego. Se um caminhão ou ônibus passar por ali o risco aumenta e muito. As rochas não serão explodidas.O técnico da área explicou que utiliza uma técnica nova. Ele perfura pontos estratégicos na pedra por onde introduz a argamassa (tipo cimento), com o sol a argamassa aquece e se expande. Com isso a pedra se rompe em pedaços. Sem explosões, sem ruídos, sem saltar faíscas (porque não terá faíscas). Vai ser tudo muito limpo e sem agressões ao ambiente. O profissional possui quase 20 anos de experiência na área. Tem uma equipe de engenheiros da Seplan no projeto. Trata-se de pedidos da comunidade. Alí já ocorreram diversos acidentes, até fatais, principalmente em época de veraneio. Explicando: As pedras não vão ser removidas. Só a da curva e decida do morro e só na parte que fica para fora do cercado, alargando a rua e seguindo o alinhamento da cerca.



PS.Desculpa discordar de vc amiga. Conheço a área desde que o Tourist nem existia e nunca ouvi sobre acidente, muito menos fatal, por causa de pedra.  Acho totalmente desnecessária essa obra e nem vou falar na avenida Calistrato Muller Salles, há mais de 6 meses implorando  intervenção do poder público. E quem garante que sem as curvas o local ficará mais bonito? Eu acho que não....

FONTE: JJORNAL A VERDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário