quinta-feira, 17 de outubro de 2013

PONTE DE CABEÇUDA

As cantoneiras, conhecidas como “mão francesa”, começam a ser instaladas nos dois primeiros vãos da Ponte de Laguna, estrutura para travessia do Canal de Laranjeiras, na BR-101 sul. As estruturas triangulares serão utilizadas para dar suporte às pistas da rodovia, sobre o canal, anexadas nos bordos exteriores das aduelas. Acima das cantoneiras são instaladas as pré-lajes para concretagem das pistas.


As estruturas, fabricadas na frente de obras, medem 7,55 metros de comprimento por 2,55 metros de altura. Cada unidade pesa 6,5 mil quilos, sendo necessária a utilização de guindastes para içar e instalar individualmente cada suporte. As cantoneiras são unidas ao tabuleiro de aduelas por cabos de propensão e cola de resina Epoxi de alta resistência. As “mãos francesas” são instaladas a 3,65m uma das outras, sendo o espaço ocupado pelas pré-lajes. Serão utilizadas e instaladas 1.598 unidades de cantoneiras nos 52 vãos da ponte.

A instalação das cantoneiras vai seguir nos próximos dias, dentro das condições de tempo na região. Os trabalhos não interferem no fluxo de veículos da BR-101 sul, mesmo assim, requer atenção dos motoristas, principalmente na manutenção da velocidade limite de 60km/h, evitando paradas para registros fotográficos ou observação da obra, gerando tráfego lento.

FONTE: DIÁRIO DO SUL

Nenhum comentário:

Postar um comentário