sexta-feira, 10 de maio de 2013

SÓ NO NOSSO? DE NOVO?

A prefeitura de Laguna está solicitando a inclusão da cidade no projeto e nas obras de redragagem do Rio Tubarão. Os canais na Lagoa Santo Antônio, da foz do rio, proximidades da ponte de Cabeçudas, até os Molhes da Barra, também precisam de dragagem.


O assunto já é pauta de encontros no município. “Não pretendemos colocar nenhum tipo de obstáculo com relação ao desassoreamento do Rio Tubarão, mas que a Lagoa Santo Antônio seja contemplada, pois Laguna sofrerá consequências com a obra”, disse o secretário municipal da Pesca e Aquicultura, Aderbal Moreira.

A principal preocupação é com o canal da Barra e sua profundidade após a obra no Rio Tubarão. A “boca” da Barra é acesso de entrada e chegada dos barcos pesqueiros ao porto, também de espécies marinhas, que utilizam o canal para chegar às lagoas da região.

A secretaria de Pesca, diariamente, vem recebendo declarações de pescadores da Lagoa Santo Antônio sobre o crescente aparecimento de peixes mortos, em diferentes regiões. “Numa única tarrafada um pescador capturou mais de 60 peixes mortos”, disse o secretário Aderbal Moreira. O fato aconteceu na região do Distrito do Ribeirão Pequeno e virou rotina para os nativos das localidades ribeirinhas.

A abundância de peixes mortos aconteceu depois da dragagem que o consórcio Camargo Corrêa realizou para as obras da ponte, num trecho aproximado de três quilômetros, para o trânsito de balsas carregadas de máquinas e homens, até a construção da ponte Anita Garibaldi. “A dragagem é necessária para a sobrevivência da lagoa. Precisamos de uma dragagem maior”, disse o secretário.

FONTE: DIÁRIO DO SUL

Nenhum comentário:

Postar um comentário